Fiz este blog porque acredito na alimentacao saudavel, acredito que e possivel mudarmos, sermos felizes e comermos bem. Talvez este blog nao seja excelente, nem bom mas é feito do coracao e espero que ajudem muitas pessoas a serem mais saudaveis
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
09
Abr
12

 Apesar de ser vista com maus olhos, a banana apresenta inúmeros benefícios para o seu bem-estar. O mau olhado deve-se sobretudo às 90 calorias que apresenta uma porção média de esta fruta, sendo muitas vezes excluída da alimentação daqueles que praticam uma dieta diária.

 A banana é rica em hidratos de carbono e amido, sendo por isso muito energéticas e excelentes para consumir antes da prática de exercício físico. Para além disso, têm muito açúcar mas associado ao açúcar têm uma quantidade de magnésio (10% da dose diária recomendada), potássio (10%) vitamina C (14%), vitamina B6 (19%) e bastante fibra (10%) provocando saciedade e impedindo que as gorduras se armazenem no organismo.

  O triptofano, responsável pela felicidade, está também presente na banana fazendo diminuir a sua tentação pelos bolos e aumentando o seu humor ao longo do dia. 

  A banana pode ser ingerida nas compotas, bolos, geleias, doces, comidas salgadas, e em batidos sendo que deve comer esta fruta 3 vezes por semana sendo uma excelente opção para um lanche.

 

  • Proteção cardiovascular

Por apresentar uma quantidade bastante razoável de magnésio, a banana é essencial para manter a sua pressão arterial nos valores ideais e protegê-lo contra as doenças cardiovasculares.

 

  • Regulariza a eliminação

   A banana é vista como um fruto ideal para se comer quando as pessoas não conseguem eliminar com normalidade, sendo por isso um excelente recurso para travar a diarreia. Para além disso, a banana contém  pectina (uma fibra solúvel denominada hidrocolóide) que ajuda a normalizar os movimentos intestinais. Para obterem-se resultados melhores neste campo as bananas devem ser ingeridas de preferência não muito maduras, visto que à medida que amadurecem o seu índice glicémico aumenta.

 

  • Protege a sua visão

  Um estudo norte-americano revelou que comer 3 a 5 porções de fruta diárias diminui o risco de degeneração macular associada ao aumento da idade (a principal causa da perda de visão entre os adultos e pessoas idosas).

 

  • Protege contra as úlceras do estômago

  Por apresentarem um efeito de anti ácido, as bananas protegem-no contra as úlceras do estômago e os seus danos. Num estudo verificou-se que a banana juntamente com o leite diminui a secreção de ácido existente no estômago. Isto porque existem substâncias na banana que ajudam a ativar as células que revestem o estômago de modo a produzirem uma barreira contra os ácidos do estômago e ajudam a eliminar as bactérias do estômago (as principais responsáveis pelo aparecimento de úlceras do estômago).

 

  • Fortalece os ossos

As bananas aumentam a capacidade do organismo absorção cálcio e assim fortalecer os seus ossos.

  • Diminui o risco de desenvolver cancro do cólon retal

Um estudo demonstrou que comer bananas regularmente diminui em 72% a probabilidade de desenvolver cancro retal.

  • Melhora a absorção de nutrientes e ajuda a diminuir o risco de cancro nos rins

 Se consumir banana moderadamente com outras frutas e vegetais(nomeadamente tubérculos - repolho essencialmente), a probabilidade de desenvolver cancro de rim diminui em 40%.

 

 

publicado por gostodesersaudavel às 11:08

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO