Fiz este blog porque acredito na alimentacao saudavel, acredito que e possivel mudarmos, sermos felizes e comermos bem. Talvez este blog nao seja excelente, nem bom mas é feito do coracao e espero que ajudem muitas pessoas a serem mais saudaveis
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
04
Mar
12

  Andar a pé, subir escadas, ir às  compras ou praticar outra actividade que o faça mexer-se contribui para o  bem-estar físico e emocional e ajuda a prevenir doenças, como a obesidade e  problemas cardiovasculares.

Movimente-se, pelo  menos, 30 minutos diários, por períodos mínimos de 10 minutos. Com uma  actividade mais intensa e de maior duração, os ganhos serão maiores.

A Organização  Mundial de Saúde estima que o sedentarismo seja responsável por cerca de dois  milhões de mortes anuais, ao nível mundial. As doenças crónicas não  transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e  doença mental, são a principal causa de morte, incapacidade e perda de  qualidade de vida, sobretudo, nos países desenvolvidos. Para prevenir estas  doenças, recomenda-se um estilo de vida saudável, que inclui a actividade  física regular.

A Direcção-Geral  da Saúde tem um plano de educação para a saúde ao nível da actividade física,  salientando a sua importância para a qualidade de vida, seja qual for a idade. Ao  nível local, as câmaras municipais têm um papel a desempenhar. Além construírem  infra-estruturas para a prática de exercício, como piscinas municipais e  circuitos de manutenção, devem conceber os espaços de modo a facilitar a  prática de actividade física, sobretudo, nas zonas urbanas: as ruas e estradas,  por exemplo, têm de ser desenhadas a pensar também nos ciclistas e peões.

Os profissionais  de saúde, em especial os médicos de família, devem combater o sedentarismo,  incentivando os seus pacientes a mexer-se.

Já os utentes, convém  que consultem o médico antes de iniciarem um programa de treino e escolham uma  actividade que possam praticar com prazer. A consulta médica prévia é  obrigatória no caso dos doentes crónicos. 

Quando começar a  praticar exercício, deve ter algum cuidado. Comece devagar e aumente o ritmo  gradualmente, para evitar lesões. Dependendo dos seus objectivos, pode ser  necessário adaptar a alimentação. Por exemplo, se pretender perder peso, terá  de comer menos do que gasta. Caso entre em competições, pode precisar de  ingerir mais alimentos ricos em hidratos de carbono.

Os especialistas  distinguem actividade física, exercício e desporto. A primeira inclui todos  movimentos corporais que implicam dispêndio de energia, enquanto o segundo é  algo planeado e estruturado, como uma aula de ginástica ou um treino de jogging. O desporto envolve competição.  Seja qual for a definição técnica, todas estas actividades são essenciais para  a saúde e bem-estar.

 

publicado por gostodesersaudavel às 16:58
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO